Ricas em sais minerais, essas substâncias coloridas são verdadeiras queridinhas do skincare e possuem componentes que auxiliam todos os tipos de pele, das mais sensíveis às mais secas.
Elas desintoxicam seus poros, reduzem o excesso de brilho, combatem a flacidez, enrijecem seu rosto e, de quebra, ainda rejuvenescem sua aparência!
E não para por aí: muito além da estética, a argila promove uma ação bactericida e anti inflamatória, sendo um ingrediente poderoso para uma rotina de cuidados com a pele.
No entanto, a grande variedade de argilas disponíveis no mercado podem acabar te confundindo na hora de encontrar o tipo certo para você.
Quer saber qual dos tipos de argila é o ideal para sua pele? Então, continue com a gente nas próximas linhas!
O que são as argilas?
Antes de mais nada, é interessante saber um pouco mais sobre o que são essas substâncias milagrosas.
As argilas são um material macio, solto e terroso, encontrado principalmente em rochas vulcânicas ou em jazidas naturais que ficam na superfície da Terra.
Muito conhecidas hoje em dia, são uma das substâncias mais antigas utilizadas no tratamento de beleza. Pasme: gregos e egípcios já a utilizavam há milhares de anos!
Atualmente, pode ser encontrada em diversos produtos, como sabonetes, esfoliantes e também em forma de máscaras faciais.
Sem adição de químicos ou corantes artificiais, as argilas talvez sejam um dos principais produtos da cosmética natural, usadas numa forma bem próxima ao seu estado puro.
Seja para finalidades estéticas ou terapêuticas, o fato é que essas substâncias são amplamente benéficas e trazem grandes vantagens nutritivas para a pele.
Benefícios da argila para a pele
Cada vez mais conhecidas, os benefícios multifuncionais da argila explicam sua popularidade entre pessoas preocupadas com a estética ou com a própria saúde da pele.
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) identificou que sua aplicação provoca um aumento expressivo no número de fibras de colágeno, principal proteína do tecido cutâneo.
Nas máscaras, ela estimula a renovação celular, fornece nutrientes para o rosto e ajuda a clarear pequenas manchas. Também pode ser uma aliada poderosa para combater a acne, devido sua ação antisséptica, adstringente e cicatrizante.
E tem mais: outra grande vantagem do uso das argilas é que, tirando casos específicos, não possui contraindicações!
Bom demais para ser verdade, não é? No entanto, assim como qualquer composto cosmético, é preciso cuidado na hora de fazer seu uso.
Para utilizá-la de maneira segura, respeite sempre as indicações do fabricante, não excedendo nem a frequência, nem o tempo de aplicação recomendados.
Além disso, é aconselhável você conhecer as particularidades e funções que cada argila carrega, para poder fazer a melhor escolha de acordo com a sua necessidade.
Pensando nisso, separamos essa lista com os principais tipos de argila, junto a seus benefícios e aplicações recomendadas para cada tipo de pele.
Argila Branca
Também conhecida como Kaolin, é um tipo de argila delicada e bem pouco agressiva, graças ao seu pH bem próximo da pele.
Embora não possua restrições de uso para os variados tipos de pele, é recomendada especialmente para peles sensíveis e secas, justamente por sua habilidade de absorver oleosidade sem desidratar.
Possui alto teor de magnésio e outros oligoelementos, como o silício, de propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Estudos sugerem que esse tipo de argila também possui grande poder de clarear a pele naturalmente, podendo ser usado para o tratamento de melasma e manchas solares.
Argila Verde
A argila mais popular de todas e também uma das melhores para eliminar impurezas e toxinas da pele!
É extremamente indicada para peles oleosas e acneicas, pois além de combater ativamente cravos e espinhas, também conta com propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e cicatrizantes.
A composição rica em elementos como o silício, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro dá a ela o poder de regular a oleosidade e reduzir a produção de sebo da cútis.
Além de tudo, ainda tem componentes antioxidantes e analgésicos, podendo trazer bem-estar imediato após a aplicação.
Argila Vermelha
Logo depois da branca, é o tipo de argila mais suave, também indicada para todos os tipos de pele.
Com boa concentração de ferro, cobre e silício, estimula ativamente a articulação e oxigenação da cútis, além de hidratar e renovar suas camadas superficiais, sobretudo em peles sensíveis e rosáceas.
Geralmente, essa cor age como uma espécie de micro peeling suave e natural, aumentando a elasticidade e a microcirculação da pele.
Outro grande benefício seu é incentivar a produção de colágeno, ajudando a prevenir linhas finas de expressão e evitando o envelhecimento precoce.
Argila Cinza
Como a cor verde, é indicada para peles oleosas e para o tratamento de acne devido a grande concentração de titânio em sua composição, que também auxilia na filtragem da radiação solar ultravioleta.
Antioxidante natural, essa opção atua retardando o envelhecimento precoce, deixando a pele lisinha e sedosa.
É bastante indicada para tratar manchas da pele, inclusive, para atenuar as marcas de olheiras, famosas vilãs das noites de sono mal dormidas.
Argila Dourada
Também podendo ser encontrada como argila amarela, promove a luminosidade da cútis, sendo indicada principalmente para peles sensíveis e delicadas
Sua máscara possui ação purificante, adstringente e remineralizante, estimulando diretamente a produção de colágeno na pele. Por conta disso, é bastante utilizada em tratamentos de revitalização.
Tem um ótimo efeito tensor e ativador da circulação – e seus efeitos tonificantes também são indicados para peles maduras e cansadas.
Argila Preta
Famosa por suas propriedades anti-poluição e detox, a argila preta possui a particularidade de só ser encontrada em profundidades superiores à 5 metros, sendo considerada um dos tipos mais nobres.
Em sua composição existe grande abundância de silício, alumínio e titânio, elementos que juntos possuem um alto poder rejuvenescedor, que podem te dar uns aninhos a menos na aparência!
Além disso, ela é bastante utilizada em tratamentos estéticos que prometem remover células mortas e iluminar a pele. Também é indicada para aliviar linhas de expressão e amenizar marcas de estrias e celulite no corpo.
Por último, vale a pena lembrar: para cuidar da sua pele direitinho, uma visita ao seu médico dermatologista de confiança é sempre a melhor opção!
E agora que você já conhece os principais tipos de argila e seus benefícios, que tal conhecer nosso blog? Você vai encontrar outros conteúdos sobre autocuidado e diversas dicas de saúde e bem-estar!