Queridinhos do autocuidado: tipos de chá e seus benefícios

Você sabia que existe uma bebida milenar capaz de acalmar, aliviar cólicas menstruais e até auxiliar na melhora de algumas inflamações? Pois é, essas são algumas das propriedades terapêuticas do chá!

Ao que tudo indica, a percepção das propriedades terapêuticas do chá foram descobertas lá entre 618 e 906 a.C. na China, tornando-se a bebida mais popular do país.

E você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo? Perdendo apenas para a água.

Seja ele quente ou frio, os diferentes tipos de chá possuem muitos benefícios e podem ajudar muito quando o assunto é nossa saúde.

Além de delicioso, pode ser o caminho certo para conseguirmos desacelerar da correria do dia a dia – por isso, se tornou um dos queridinhos quando o assunto é autocuidado.

Criar e manter hábitos saudáveis nos ajuda a alcançar a tão desejada qualidade de vida. E se você ainda não adicionou a hora do chá na sua rotina, esse é o empurrãozinho que precisava!

Tipos de chá e seus benefícios

A imagem mostra cinco tigelas com especiarias diferentes dentro, em cima de uma mesa de mármore branco. Entre eles há camomila e outros chás.
Existem diferentes tipos de chás que podem ajudar na prevenção de doenças.

Existem centenas de tipos de chá diferentes, sejam eles de ervas, flores ou frutas. Cada um tem seu valor na rotina de quem consome, por isso são utilizados até mesmo no tratamento e prevenção de algumas doenças

É importante ressaltar que eles não substituem medicamentos, mas como dissemos, podem ser ótimos aliados da sua saúde. 

Se consumida na quantidade certa, essa bebida natural só traz benefícios e é super em conta!

Pela variedade de sabores, existem tipos de chá para todo paladar e gosto diferente. Além disso, cada um tem seu efeito específico, então é legal conhecer suas propriedades para entender qual o ideal para cada momento.

Conheça agora 4 tipos de chás para experimentar e incluir na rotina!

  1. Camomila 
a imagem mostra um pacote plástico com camomila dentro, ao lado há um bule de chá.
Consumir chá de camomila à noite pode garantir uma ótima noite de sono

O chá de camomila é perfeito para quem tem insônia! Essa planta é muito popular e conhecida no mundo todo justamente por suas propriedades calmantes

Ela é consumida há séculos como remédio natural e pode ser recomendada para mulheres que estão na fase do puerpério, para melhorar a qualidade do sono e diminuir as chances de depressão pós parto. 

Além disso, por ser calmante, também ajuda a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

O chá de camomila possui ação anti inflamatória, antioxidante e cicatrizante, sendo indicado para problemas no estômago, como a gastrite.

Confira os ingredientes e modo de preparo:

  • 1 ou 2 colheres de chá de flores secas de camomila 
  • 1 xícara de água (250ml)

A quantidade de camomila depende apenas da sua preferência – se você utilizar duas, o chá ficará mais forte. 

Coloque as duas colheres de camomila em 250 ml de água fervente, desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Depois de coar, adicione açúcar se quiser e beba quente!

  1. Hortelã
a imagem mostra ramos de hortelã e um copo alto com chá de hortelã, em cima de uma tábua de madeira.
Além de utilizá-la no chá, é possível adicionar a hortelã em diversos sucos e receitas do dia a dia. (Reprodução: Fortyforks/Shutterstock)

A hortelã é uma planta medicinal que ajuda muito no processo da digestão, e pelo seu cheiro super agradável, também é muito conhecida na aromaterapia.

Seu aroma produz uma ação expectorante, diminuindo a congestão nasal. Por isso, é interessante apreciar seu preparo desde o começo e aproveitar o momento da infusão

Além de atuar na digestão, ativa a circulação sanguínea, aliviando dores de cabeça. A planta também tem efeitos tranquilizantes e age como antisséptico, dificultando que bactérias se reproduzam no nosso organismo. 

Para preparar o seu chá, você só precisa de:

  • 3 colheres de chá de hortelã
  • 1 xícara de água (250ml)

Assim como na camomila, coloque a hortelã em 250ml de água fervente, desligue o fogo e deixe descansar de 5 à 10 minutos – não se esqueça de coar depois. Você pode adicionar açúcar se preferir. 

Essa bebida é super refrescante e ideal para dias quentes!

  1. Chá verde
a imagem mostra um chá verde gelado com cubos de gelo dentro, em cima de duas tábuas de madeira. Ao redor há outro copo com chá verde e uma colher de chá.
Você pode inovar nas receitas e fazer um chá verde gelado com limão ou laranja!

O chá verde é feito de uma planta chamada Camellia sinensis, que além de ter muitos nutrientes, também possui ação antioxidante e previne diversas doenças. 

Leva esse nome porque até mesmo as folhas sofrem pouquíssima oxidação durante o preparo, fazendo com que sua cor permaneça esverdeada. 

Essa bebida é repleta de nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e possui vitaminas B, E, C, cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio. 

Pode ser encontrado facilmente em supermercados ou lojas de produtos naturais, sendo bastante associado ao emagrecimento. Isso porque o chá verde aumenta o gasto energético, sendo uma ótima opção antes de atividades físicas.

shop now peças fitness

Dentre os diversos tipos de chás, esse é muito consumido frio e pela manhã, pois tem cafeína e pode te ajudar a ter um dia mais ativo.

O chá verde também possui uma ação neuroprotetora contra doenças como Alzheimer e Parkinson.

E além de todos esses benefícios citados acima, possui ação anti inflamatória, anti diabética, antibacteriana e antiviral.

Seu preparo é bem simples: 

  • 2 colheres de sopa da erva do chá verde ou 1 colher de chá do seu pó solúvel
  • 1 litro de água 

Deixe a água ferver e desligue o fogo, adicionando a erva e deixe em infusão de 3 a 5 minutos.

Também há receitas disponíveis online para fazer esse chá gelado!

  1. Erva doce
a imagem mostra um bule de chá de vidro com erva doce no centro, um pouco de erva doce em uma colher de madeira e uma xícara de chá logo ao lado.
O chá de erva doce é ideal para consumir à noite, antes de dormir, pois atua também como relaxante muscular. (Reprodução: Halil ibrahim mescioglu / Shutterstock)

A erva-doce, além de ajudar nos momentos de insônia, também é uma ótima opção para quem tem gastrite ou dores de cabeça frequentes. 

Essa planta possui características analgésicas e anti inflamatórias, ajudando tanto na digestão, quanto no tratamento de dores crônicas. 

Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico pela quantidade de vitamina C e antioxidantes, que ajudam nosso sistema de defesa a trabalhar corretamente.

Para prepará-lo, você precisa de:

  • 2 colheres de chá de erva doce
  • 1 xícara de água (250 ml)

Despeje as duas colheres de erva doce quando a água estiver borbulhando e desligue o fogo. Deixe descansar por 5 minutos e beba quente!

Ritual para preparação 

O mais interessante em transformar a hora do chá em um hábito saudável é fazer deste um momento relaxante. E para isso é preciso – antes de tudo – paciência!

Desde a preparação dos diversos tipos de chá, até mesmo na hora de se sentar para desfrutar esse momento de autocuidado. 

O ritual de preparação exige calma. Há a escolha do sabor, o momento de colocar a água no fogo, a espera do preparo – tudo isso no tempo certo. 

Por isso, aproveite o momento! Siga os passos corretamente, num ritmo tranquilo. E ao tomar o chá, pratique o ato de direcionar sua atenção para o sabor, o cheiro.

Esse hábito é capaz de mudar todo o dia que está pela frente ou garantir uma ótima noite de sono!

Gostou do conteúdo? Que tal conhecer mais sobre autocuidado em nosso blog?

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *