A procrastinação é mais comum do que imagina e pode afetar a sua produtividade, bem-estar e até mesmo a sua saúde mental. A boa notícia é que podemos nos livrar dela. Quer saber como? Continue a leitura!
Mas afinal, o que é a procrastinação?
A palavra “procrastinação” vem do latim “procrastinare”, até parece ser algo cool, mas nada mais é do que “deixar para amanhã”.
É aquele tal de um “depois eu faço” atrás do outro, que vira uma bola de neve. Deixamos de enfrentar compromissos ou tomar decisões importantes, mesmo sabendo que isso vai nos prejudicar.
Muitos confundem procrastinação com preguiça, mas são coisas bem diferentes. A preguiça é a falta de vontade de fazer algo, enquanto a procrastinação é a dificuldade em começar ou terminar uma tarefa, mesmo tendo vontade.
Tipos de procrastinação e de procrastinadores
Existem dois tipos de procrastinação: a passiva, em que a pessoa trava e não consegue fazer nada, e a ativa, em que ela começa a fazer coisas menos importantes, como mexer no celular, para fugir das responsabilidades.
Também existem diferentes tipos de procrastinadores: aqueles que têm mil coisas para fazer e acabam dormindo para escapar da pressão, os que deixam tudo para a última hora, e os que fazem listas enormes, mas nunca cumprem. Quem é você?
Por que procrastinamos?
Existem várias causas para a procrastinação, tanto físicas quanto psicológicas:
- Depressão e ansiedade: a falta de energia, o desânimo e a sensação de que nada vale a pena podem levar à procrastinação. Já a ansiedade pode trazer muito medo de falhar que chega a ser paralisante;
- Baixa autoestima: sabe a autossabotagem? Ela faz a gente acreditar que não somos bons o suficiente. Isso acaba com a nossa confiança, prejudicando a produtividade;
- Perfeccionismo: quando queremos fazer tudo sem nenhum defeito, pode bater o medo de errar que nos leva a procrastinação. É sempre bom lembrar que antes feito do que perfeito;
- Dificuldade em identificar prioridades: quando não sabemos por onde começar, simplesmente não começamos. Sem prioridades claras, nos perdemos no meio das tarefas.
Dicas para parar de procrastinar
Quer acabar com a procrastinação? Então, dá uma olhada nessas dicas:
1. Crie metas claras e realistas
Que tal definir o que você quer alcançar de um jeito realista? Uma meta clara e alcançável vai te dar mais direção e propósito.
2. Defina prioridades
Tente classificar os compromissos por níveis de dificuldades e urgência, assim, fica mais fácil saber por onde começar.
3. Divida as tarefas em etapas
Tarefas grandes podem parecer um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Para resolver isso, podemos dividi-las em etapas menores.
4. Faça listas
Listar as demandas do dia ajuda a visualizar o que precisa ser feito. A cada item riscado da lista, sinta a satisfação de uma missão cumprida!
5. Comece pelo mais difícil
Começar pelas atividades mais difíceis é como tirar um peso das costas. Provavelmente, seu dia será mais leve e você se sentirá mais disposto para encarar as outras tarefas.
6. Encontre suas motivações
Saber o que nos motiva a cumprir cada compromisso pode ajudar muito. Seja o orgulho de um trabalho bem feito, o reconhecimento dos outros ou o simples prazer de realizar algo. Que tal descobrir o que te move e usar isso como combustível?
7. Crie recompensas
O que acha de definir uma recompensa para cada tarefa concluída? Pode ser um café especial, um episódio da sua série favorita ou um momento relaxante. Você terá um incentivo extra para continuar!
8. Deixe as distrações de lado
Sabemos que é muito difícil ficar longe das redes sociais, bate aquela sensação de que estamos perdendo algo importante. Para facilitar, experimente deixar o celular em outro cômodo, assim fica mais fácil resistir à tentação.
9. Estabeleça prazos e rotinas
Definir prazos e criar rotinas é um empurrãozinho para o seu cérebro te ajudar a manter o foco e evitar a procrastinação. Quando você tem horários fixos para suas tarefas, você condiciona sua mente a entrar no modo trabalho automaticamente.
10. Seja gentil consigo mesma
Não se esqueça que todo mundo procrastina de vez em quando. Se você não conseguir cumprir uma tarefa, não se culpe, tá bom? A autocompaixão nos ajuda a lidar com a procrastinação e evita que ela se torne um ciclo vicioso.
Chega de deixar para depois! Vamos deixar nossa vida mais produtiva?
Quando superamos a procrastinação, ganhamos tempo livre, menos estresse e mais energia para realizar nossos sonhos. Então, por que não começar aquela tarefa que estamos adiando agora mesmo?
Quer aprender sobre outros assuntos que podem dar um up na sua vida? Dá uma olhada no blog da Loungerie e confira várias dicas maravilhosas.