Banho de assento: entenda a técnica da ginecologia natural

A ginecologia natural nada mais é do que lidar com o nosso ciclo menstrual resgatando costumes ancestrais. E uma forma bem simples para entender mais sobre esse assunto é começando com banhos de assento. 

Esse ritual de autocuidado é passado de geração para geração, especialmente para ajudar no alívio dos sintomas de problemas que afetam a região genital – como a candidíase e afins, sabe? 

Além disso, também é relaxante e possui diversos outros benefícios para o corpo, por ter propriedades anti inflamatórias, cicatrizantes e anti bacterianas

Conheça mais a seguir!

O que é banho de assento?

O banho de assento é um dos hábitos saudáveis que toda mulher deveria ter, pois ele é quase milagroso para a saúde íntima: combate infecções, controla o corrimento e ajuda a aliviar coceiras. 

Outro benefício é que equilibra o pH da vagina, fazendo com que as bactérias e fungos não consigam habitar aquele ambiente. 

Não há muito o que contestar, afinal, já sabemos o poder que as plantas podem ter, seja para nossa rotina de cuidados com a pele, cabelo ou até mesmo como terapia alternativa.

E vai muito além do combate à infecções, esse ritual nos pede tempo! E exatamente por isso ajuda a relaxar e prestar atenção em nós mesmos por um tempo. 

O banho de assento pode ser importantíssimo no seu processo de autoconhecimento e te fazer reconectar com seu corpo e sexualidade. Esse ritual nos faz pausar a correria do dia a dia para dar uma atenção especial ao mais importante: a gente!

Como fazer banho de assento?

O processo é bem simples, mas isso não significa que ele não tenha etapas que precisam ser seguidas.

Primeiro, você irá precisar de uma bacia grande o suficiente para que você consiga se sentar e ficar com a região íntima imersa na água. E não esqueça de se certificar que o recipiente está limpo! 

Também é importante que a bacia seja esmaltada, porque a maioria das bacias de plástico ou alumínio liberam substâncias tóxicas em contato com a água quente.

Outra opção é realizar o banho de assento em uma banheira, mas lembre-se que quanto mais água, maior também será a quantidade do ingrediente escolhido, seja ele qual for.

Mulher sentada na beirada de uma banheira, colocando ervas e flores na água.
Fazer seu banho de assento na banheira pode ser ainda mais relaxante!

A água para o banho de assento deve ser filtrada e sua temperatura deve ser morna ou quente. Foque em deixá-la o mais confortável possível para você.  

Você pode repetir o banho de assento até 3 vezes por dia, se sentir necessidade.

Portanto, vamos ao passo a passo:

  • Coloque a água filtrada para ferver e adicione o ingrediente; 
  • Despeje a água quente na bacia ou banheira; 
  • Sente-se e fique de 15 à 30 minutos no banho de assento;
  • Enxugue-se normalmente com uma toalha macia.

Dito isso, lembre-se que o banho de assento é como um complemento e pode aliviar os sintomas de algumas doenças, ajudando em tratamentos, porém, é necessário o acompanhamento do ginecologista

Por isso, sempre procure entender o porquê do sintoma que você está sentindo, pois o banho de assento pode mascarar algumas doenças. 

Confira agora os principais tipos de banho de assento para fazer em casa!

Tipos de banho de assento

Existem diferentes tipos de banho de assento, que servem para alguns desconfortos na região íntima. Nossa indicação é: leia e descubra o que mais se encaixa com você!

Por ser uma etapa importante no processo de autoconhecimento, fazer durante um momento de spa day caseiro pode deixar tudo mais proveitoso no seu dia voltado apenas para você.

Banho de assento com camomila 

Mão de uma pessoa segurando flores de camomila, que estão em foco na foto. Há um punhado das flores, que são brancas com o centro amarelo.
A camomila pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou até mesmo em mercados.

A camomila é uma planta muito famosa pelas suas propriedades medicinais calmantes e anti inflamatórias, por isso é uma aliada fiel quando falamos de candidíase! 

É importante sempre consultar o ginecologista para entender o motivo da coceira e irritação, porém é liberado fazer banho de assento com camomila para aliviar o incômodo.

Além de muito eficaz nesse caso, ela é muito utilizada no tratamento da ansiedade por seus efeitos calmantes. Por isso, você pode aproveitar para fazer o banho de assento com calma, inalando o aroma da camomila.

Passo a passo

Coloque um litro de água para ferver, e quando a ebulição começar, coloque três colheres de sopa de camomila e tampe!

Deixe descansar por um tempo, não se esqueça de coar. Depois é só despejar na bacia para começar seu banho de assento. 

Banho de assento com bicarbonato de sódio

Não é preciso fazer o banho de assento apenas com plantas, uma vez que o bicarbonato de sódio também é super eficaz no tratamento da candidíase, assim como a camomila. 

E o motivo é bem simples: ele irá reduzir a acidez da vagina e o fungo da candidíase não conseguirá permanecer ali por muito tempo.

Para fazer esse banho de assento, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para um litro de água filtrada e permaneça na bacia de 15 a 30 minutos. 

Banho de assento com orégano 

O orégano, muito utilizado como tempero, também é eficaz para a saúde íntima. Ele é ótimo para combater fungos e bactérias, além de ter propriedades antioxidantes.

Basta colocar uma colher de orégano para um litro de água: deixe ferver, adicione o orégano e tampe. Após isso, é só coar e aproveitar seu banho de assento de 15 a 30 minutos. 

Banho de assento com vinagre 

O vinagre de maçã pode ajudar a tratar corrimentos e também a diminuir a frequência de infecção urinária, justamente por suas propriedades antissépticas. 

O vinagre é um grande aliado para promover o equilíbrio do pH vaginal.

Ele também atua de forma parecida ao bicarbonato de sódio, deixando o local inapropriado para a proliferação de fungos e bactérias. 

Para preparar o banho de assento, coloque meia xícara de vinagre em um litro de água quente, e fique de 15 a 30 minutos. Esse você pode fazer de 2 a 3 vezes por dia. 

Outros cuidados para complementar!

A maioria desses problemas que acontecem na região íntima são pela falta de ventilação no local e isso pode acontecer por muitos motivos. Um muito comum é o uso de roupas muito apertadas. 

Algumas mulheres têm o costume de usar protetores absorventes diários e eles também abafam muito o local, causando esses problemas. 

Portanto, evite usar no dia a dia roupas muito apertadas e use apenas calcinhas de algodão. E a dica extra é: abandone a calcinha na hora de dormir

Agora que você sabe tudo sobre esse ritual da ginecologia natural e os benefícios do banho de assento, conheça mais sobre tipos de vibradores e descubra qual o melhor para você! 

Confira mais conteúdos como esse em nosso blog!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *