Nossas mamas são diversas e essas diferenças devem ser celebradas e acolhidas da melhor maneira.
E por termos tantos formatos singulares, o sutiã perfeito para você provavelmente não será o mesmo para suas amigas.
Confira a seguir os diferentes tipos de seios e veja como a boa escolha do sutiã pode valorizar essas diferenças!
Tipos de seios
Existem seios redondos, assimétricos, leste-oeste, separados, delgados, com formato de sino e de gota.
Cada um deles possui características únicas, por isso merecem uma atenção especial. Veja a seguir as particularidades dos sete tipos de seios mais comuns:
1. Seios redondos
Os seios redondos são mais cheios na parte de cima, embaixo e nas laterais. Isso faz com que os tecidos mamários fiquem bem distribuídos.
O volume pode variar. Algumas mulheres possuem seios redondos pequenos, outras têm os seios mais fartos.
Esse formato não tem demandas muito específicas. Por isso, se esse é o tipo dos seus seios, você pode utilizar diversos modelos de sutiã.
Para comprar o sutiã ideal, o que vai guiar a escolha é o tamanho dos seios e se a mulher precisa de mais sustentação ou de mais volume.
Os modelos meia-taça, tomara-que-caia e cobertura total são ótimas opções para os seios redondos.
2. Seios leste-oeste
Como o próprio nome sugere, cada seio fica voltado para uma direção. O mamilo do direito aponta para leste, enquanto o mamilo do seio esquerdo aponta para oeste.
Essa característica também pode criar um espaço entre os seios. Se isso te incomodar, você pode usar um sutiã que consiga unir os peitos. Os modelos push-up e triângulo são ótimos para isso!
Mais uma vez, o tamanho dos seios deve ser considerado na hora de escolher o sutiã. Lembre-se que é essa característica que determina se o modelo precisa oferecer mais sustentação ou não.
3. Seios separados
Os seios separados também são conhecidos como espaçados ou laterais, pois ocupam mais as extremidades do tronco. Esse tipo de seio também pode ser leste-oeste, mas essa não é uma regra!
A escolha do sutiã perfeito depende do efeito que cada mulher deseja. Não é porque os seios são mais espaçados que existe a necessidade de juntá-los.
E quem quiser fazer isso, não precisa se preocupar. Existem alguns modelos que ajudam a deixar as mamas mais unidas.
O sutiã com alça nadador, por exemplo, é ótimo para isso. Ele deixa os seios juntinhos porque faz esse equilíbrio entre as costas e a parte da frente.
Para seios separados com mais volume, os sutiãs com aro e alças mais largas são perfeitos. Com eles os seios ficam confortáveis e bem acomodados.
Além deles, os modelos push-up e cobertura total também são recomendados para quem tem seios separados.
4. Seios em formato de sino
O sino é um ótimo objeto para definir o formato desse tipo de seio: ele é mais estreito na parte de cima e mais largo embaixo.
Como a parte de baixo é maior e um pouco mais pesada, esses seios podem ser mais caídos.
Essa característica é ainda mais presente em mulheres com seios volumosos. É por isso que os seios em forma de sino precisam de mais sustentação que os outros.
Então, que tal apostar em sutiãs com alças largas, aros e cobertura maior das mamas? Os modelos balconet, top e cobertura total, por exemplo, são excelentes opções!
5. Seios em formato de gota
Os seios em formato de gota são bem parecidos com os de sino. Porém, eles são ainda mais finos no topo e mais largos na base.
Essa característica dá um visual arredondado à parte inferior dos seios. Por isso, eles podem até ser confundidos com os seios redondos.
Os peitos nesse formato também tendem a ser mais estreitos, sem muito espaço livre na área frontal. Então, quem possui seios com essa forma não precisa se preocupar em uni-los.
Mesmo que sejam menores, eles ainda assim têm um volume maior por conta do formato.
Para que as mamas se acomodem confortavelmente, é indicado investir em sutiãs que oferecem sustentação, como os modelos como o meia-taça, cobertura total e triângulo.
6. Seios delgados
Eles não possuem uma distribuição tão proporcional, por isso são mais projetados para a frente do que para os lados ou para baixo. Isso também faz com que os mamilos sejam pontiagudos.
Dependendo do volume, eles podem ser um pouco mais caídos, pedindo sustentação e estabilidade.
Entender essas características é importante na hora de escolher o sutiã perfeito. O modelo ideal deve garantir sustentação e distribuir melhor o volume dos seios.
Por isso, quem tem esse tipo de seio pode gostar de sutiãs no estilo balconet e push-up. E se o aspecto dos mamilos pontiagudos te incomoda, vale a pena escolher sutiãs com uma taça mais espessa, que pode ser com ou sem bojo.
7. Seios assimétricos
Ao contrário do que muitos pensam, os seios assimétricos são perfeitamente normais. Eles são únicos, como qualquer outra parte do nosso corpo, inclusive o nosso rosto.
Você só precisa ficar atenta se um dos seios apresentar um aumento significativo de tamanho de uma hora para outra. Se suspeitar que tem algo errado e que uma das mamas está inchada, a nossa recomendação é buscar ajuda médica.
Como os seios assimétricos são comuns, você não precisa esconder essa assimetria, tá?
Mas se não ficar confortável com essa diferença, investir em um sutiã com bojo e com alças reguláveis para diminuir a assimetria pode ser uma boa ideia.
Os seios assimétricos podem ser redondos, leste-oeste, separados e de diversos outros formatos. Por isso, o modelo de sutiã perfeito também varia. Você pode apostar em peças com bojo, alças reguláveis, meia-taça ou triângulo.
Tipos de aréolas
Os seios também podem ter aparências diferentes conforme as características das aréolas e mamilos. Mais uma vez, vale falar que não existe um tipo certo, nem de seio, nem de mamilo e nem de aréola. O importante é valorizar a diversidade, combinado?
Falando em aréolas, não existem tipos muito bem definidos. Elas podem ser grandes ou pequenas, escuras ou claras.
Para mulheres que estão grávidas ou estão amamentando, é comum que a região das aréolas fique um pouco mais escura. Isso acontece para o bebê conseguir enxergar as mamas com mais facilidade na hora de mamar.
A tendência é que, com o passar dos meses e o desenvolvimento dos sentidos dos bebês, as aréolas voltem para a tonalidade original.
E para que esse período seja prazeroso e confortável, é importante usar bons sutiãs de amamentação.
Tipos de mamilos
Basicamente, existem três tipos de mamilos. Os normais são proeminentes e mais pontudos. Já os mamilos planos não são nem para dentro e nem para fora. Por fim, os invertidos são retraídos para dentro.
E lembre-se que quando excitados, ou se a temperatura estiver mais baixa, qualquer tipo de mamilo pode ficar mais evidente, tá?
Assim como os seios e as aréolas, os mamilos também podem ser grandes ou pequenos, mas ficam maiores na gravidez e no período da amamentação.
Pronta para escolher o sutiã perfeito para seu tipo de seio?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de seios e entende que não tem nada de errado com os seus e que eles são maravilhoso do jeitinho que são, que tal dar uma olhada no guia do sutiã perfeito que preparamos? Tem várias dicas super úteis que vão te ajudar a encontrar o modelo que realça a sua beleza.