O que é consumo consciente e como a moda lida com isso?

Por trás de tudo que compramos, existe a origem e o caminho que aquele produto percorre até chegar em sua casa. E nós queremos saber, você busca saber mais sobre isso?

Essa preocupação existe há anos. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já chegou a consumir 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.

Esse mesmo estudo afirma que se nossos hábitos não mudarem por completo, em 50 anos a vida pode não ser mais a mesma. Por isso, se você ainda não conhece o que é consumo consciente, vamos te explicar tudo!

O que é consumo consciente?

É fato que quando falamos de consumo mundial, essa produção e procura em larga escala está cada vez mais descontrolada. Os impactos podem não ser tão perceptíveis em sua vida pessoal, mas o meio ambiente sofre muito!

Esse conceito não é um bicho de sete cabeças e pode ser incorporado facilmente em sua rotina, pois o consumo consciente é um movimento social que busca transformar nossa forma de comprar

O primeiro passo é fazer escolhas considerando o efeito delas, se preocupando com o impacto que aquele produto ou serviço irá causar no meio ambiente. E isso conta tanto na hora de comprar, quanto descartar um produto.

E já que esse termo está na moda, vamos te ensinar o passo a passo de como ser um consumidor consciente em seu dia a dia!

Como ser um consumidor consciente?

Se você deseja mudar esses maus hábitos, primeiro precisa entender que qualquer produto ou serviço que consome causam algum impacto no meio ambiente. Por isso, dê preferência a empresas e pessoas que tenham um posicionamento claro sobre o assunto!

O consumidor consciente, segundo o Instituto AKATU, tem algumas qualidades. A principal delas é que sabe que as consequências dos seus atos de consumo afetam não só ele, como também a sociedade, o meio ambiente e as gerações futuras. 

O triste desse estudo é que apenas 4% da população consegue agir dessa forma em todos os âmbitos da vida, como casa, trabalho e momentos de lazer.

Inclusive, se você deseja descobrir se que tipo de consumidor você é, faça o Teste do Consumo Consciente! Ele mostra o grau de consciência das pessoas e comunidades quando consomem.

Porém, antes do teste, você pode começar essa mudança fazendo perguntas simples antes de comprar ou contratar um serviço. São elas:

  1. Por que estou comprando? 
  2. De quem irei comprar? Essa empresa se preocupa com o meio ambiente durante a produção?
  3. Como descartar esse produto quando não for mais usar?

Assim, você consegue guiar seu processo de compra de modo mais responsável, diferenciando o desejo da necessidade. Essa etapa é uma das mais importantes, já que o objetivo das empresas é te convencer que você precisa daquele item.

Elas conseguem criar essa sensação de necessidade, e isso nos faz agir totalmente por impulso, comprando algo que não precisamos.

Por isso, se atente às dicas!

Gostou de um produto ou serviço? Espere!

Essa sensação de necessidade faz com que o impulso fale mais alto e nos faça comprar em poucos minutos. Por isso, se você foi impactada e gostou de algo, espere a poeira baixar e pense nele de novo mais tarde.

Isso pode ser útil até mesmo para economizar um dinheirinho no final do mês, e evita aquele famoso pensamento: por que eu comprei isso mesmo?

Planeje suas compras!

Faça um planejamento das suas compras, e deixe claro gastos fixos, como água, luz, internet e afins. 

Assim, você já sabe quanto está disposto a gastar com coisas que surgirem ao longo do mês. Faça uma lista das mais importantes, compare os preços, a qualidade e principalmente o impacto ambiental.

De quem você pretende comprar? Essa empresa se preocupa com seu impacto no meio ambiente e tem ações positivas para reverter isso?

Essa dica é interessante, porque no mundo da moda não é diferente! Com as diversas tendências que surgem e outras que voltam aos holofotes, fica muito fácil cair nas armadilhas do consumismo e se descontrolar nas compras. 

Quer conhecer mais sobre moda consciente? Vem com a gente!

Consumo consciente na moda!

Mulher em uma loja de roupas escolhendo entre duas blusas.
Procure por marcas que se preocupem com a questão ambiental!

Se você gosta muito de moda e deseja consumir de maneira mais consciente, fique atenta com marcas de fast fashion – um modelo de moda rápida que visa a produção acelerada, de pouca qualidade e descarte precoce de peças. 

Marcas conhecidas por esse estilo de produção, muitas vezes são flagradas explorando trabalho escravo em países onde o trabalho manual é pouco valorizado, como no Brasil. 

E além do trabalho escravo, também é possível que pessoas trabalhem muito, recebendo pouco e em condições de trabalho precárias. Isso sem falar no trabalho infantil, ainda muito explorado no modelo fast fashion nos dias de hoje.

Para descobrir se sua marca queridinha super famosa está nessa lista, consulte o aplicativo Moda Livre. Ele foi feito por jornalistas para quem quer consumir moda de maneira mais consciente! 

Porém, além das questões sociais, também existe a questão ambiental. A roupa passa por muitos caminhos e você deve se atentar nisso também.

O caminho da roupa

Sabe aquela blusa simples no seu guarda-roupa? Ela passou por diferentes lugares até chegar ao seu closet. 

Desde o plantio de algodão, agrotóxicos para manter a produção longe de pragas, tintas, combustíveis para as diversas máquinas envolvidas na produção do tecido, energia elétrica, poluição com o transporte em caminhões, pessoas envolvidas no corte e costura… até que enfim, a peça chega a uma loja e a um dono. 

Essa peça pode durar muitos anos ou apenas meses em seu guarda-roupa, até que chegue ao descarte. E todos esses produtos envolvidos na produção, definitivamente não são biodegradáveis

Os restos de tecidos muitas vezes são deixados em locais em que não serão reaproveitados, e os resíduos de agrotóxicos e outros produtos químicos são descartados nos rios e mares.

Mas a boa notícia é que existem empresas se preocupando com esse modelo de produção!

Como é a moda sustentável?

Cada vez mais o mundo da moda vem buscando alternativas mais responsáveis para conservar o meio ambiente, e foi assim que surgiu a moda sustentável.

Esse modelo de consumo consciente se projetou à produção consciente, fazendo com que as marcas usem métodos que minimizem o impacto ambiental causado em todo o processo.

E além disso, a preocupação de engajar consumidores a também se preocuparem com isso. 

Um exemplo claro de moda sustentável é a calcinha absorvente Pantys da Loungerie, que além de ser super absorvente, confortável e linda, ainda possui durabilidade de aproximadamente dois anos!

E caso você não saiba, em dois anos você pode reduzir o uso de até 400 absorventes descartáveis, o que equivale a 4000g de lixo que demoram 500 anos para se decompor.

Não sabe como funciona? A gente te explica! 

Gif, vídeo que mostra como a tecnologia da calcinha Pantys da Loungerie funciona. Uma mulher branca, ruiva de cabelos curtos, coloca um líquido na calcinha absorvente.
Conheça a Pantys da Loungerie para conforto e sustentabilidade em seu ciclo menstrual!

A Pantys da Loungerie é uma calcinha absorvente que conta com tecidos de secagem rápida, respiráveis, anti-bacterianos e impermeáveis!

Ela é dividida em camadas, tudo para proporcionar muito conforto, absorção e segurança à quem usa. Além disso, eles são anti-odores, diferente dos absorventes descartáveis.

Do tamanho PP, ao XXGG, você pode ser super sexy no período menstrual, e ainda reduzir o impacto ambiental causado no ambiente durante o ciclo.

Gostou do conteúdo? Leia também: Sexualidade feminina, é preciso falar sobre isso! 

Esses e outros conteúdos estão disponíveis em nosso blog, que conta com artigos sobre saúde e sexualidade, moda, beleza, lifestyle e muitas opções de como usar sua lingerie!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *