Transição capilar: saiba tudo sobre esse momento!

Você já ouviu falar em transição capilar? Essa é uma prática cada vez mais comum que tem feito mulheres e homens se reconectarem com suas essências e raízes.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! Neste artigo, vamos te explicar detalhadamente o que é transição capilar, como começar esse processo e principalmente sobre como lidar com ele da melhor forma possível.

O que é transição capilar?

Mulher negra de pele clara, com sardas, ruiva de cabelos cacheados e bem volumosos. Ela está deitada no sofá, olhando para a foto.
Antes de começar o processo, é preciso entender do que ele se trata.

A transição capilar é o processo de parar de usar química no cabelo e deixar que ele cresça com sua textura natural, fazendo uma transição entre as texturas.

Quem passa pela transição capilar geralmente tem o cabelo ondulado, cacheado ou crespo e usou por muitos anos os fios alisados por técnicas químicas.

E isso acontece por muitas questões, mas a principal delas é que os cabelos com algum grau de ondulação eram criticados. Isso fez com que a autoestima dessas pessoas fosse afetada, além de dificultar a criação de cosméticos específicos para cuidar dessas texturas.

Felizmente, isso está mudando e muitas pessoas já começaram a reconhecer a beleza de seus cabelos naturais através da transição capilar, um processo lindo e muito libertador!

Como começar uma transição capilar?

Mulher negra, de olhos castanhos e cabelo castanho com ombre hair loiro, observando a janela.
Essa decisão deve ser tomada com consciência e respeito a você mesma.

O primeiro passo é pensar bastante e ter em mente quais são os motivos que te fazem pensar em abandonar os alisantes e principalmente, quais foram os motivos que te levaram a alisar o cabelo. 

Vale lembrar também que a transição capilar não deve ser mais uma prisão, muito pelo contrário, sua intenção é ser uma ferramenta de libertação e reencontro com você mesma.

Esse processo pode ser muito desafiador, por isso é importante saber que você poderá passar por momentos delicados e difíceis para a autoestima. Mas lembre-se: a transição capilar é importantíssima para o autoconhecimento!

Muitas pessoas começaram a alisar seus cabelos quando eram pequenas, e nem se reconhecem como onduladas, cacheadas e crespas. 

Para começar a transição capilar, tenha o objetivo de deixar os alisantes de lado como uma meta e seja determinada para não desistir no meio do caminho – sempre lembrando que está tudo bem desistir também. 

Quem já passou por isso sabe que no final vale muito a pena! 

Dicas para passar por esse momento de forma mais leve

Duas mulheres negras, deitadas na grama sorrindo. As duas possuem cabelos cacheados castanhos e estão com a luz do sol em seus rostos.
Algumas atitudes simples tornam esse processo menos difícil.

Uma das maiores dificuldades de quem passa pela transição capilar é ter que lidar com o cabelo em texturas diferentes. Afinal, ele está voltado à sua ondulação original, mas ainda possui partes alisadas. 

No entanto, as coisas podem ficar mais fáceis se você estiver munida de boas informações. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento ou até a pensar sobre ele. Vamos lá!

Considere o big chop

Big chop significa algo como “grande corte” e é um termo muito conhecido por quem está cogitando passar pela transição. 

O big chop é o responsável por cortar toda a parte do cabelo que ainda tem química. Para quem não tem muito apego com o cabelo, essa é uma ótima alternativa para não precisar lidar com as duas texturas diferentes.

É possível esperar o cabelo crescer um pouco ou então cortar logo que decidir iniciar a transição capilar. O mais legal dessa última opção é que você pode curtir todos os comprimentos do cabelo e aí decidir qual é mais sua cara.

Mesmo que o big chop pareça um corte simples, é importante procurar um profissional da sua confiança para fazer esse procedimento, já que esse passo é muito importante e significativo.

Também dê preferência à profissionais que tenham experiência com a transição capilar e esse grande corte, pois ele pode te ajudar a identificar a ondulação do cabelo para acertar no estilo do corte. 

Aposte nos acessórios

Outra dica que você pode passar a considerar é apostar em acessórios de cabelo. Durante o período da transição capilar, ele passa por muitas fases e nem sempre é fácil conviver com todas essas mudanças. 

Você pode usar lenços, tiaras, presilhas, elásticos, chapéus, bonés… Enfim, existem várias opções para driblar aquele bad hair day que às vezes nos deixa meio para baixo. 

Aproveite essa fase para experimentar novos visuais que até então você ainda não tinha dado uma chance. Quem sabe você descobre novas possibilidades que tem tudo a ver com você e com o seu estilo? É uma chance de fazer novas descobertas!

Use chapinha, secador e babyliss com sabedoria

A transição capilar é justamente para aprender a conviver com o cabelo natural, sem alisá-lo artificialmente. Porém, a chapinha, o secador e o babyliss podem ser usados para você se sentir melhor – com cuidado e moderação!

Quando você precisar sair e não souber como lidar com o cabelo em transição, a chapinha e o secador podem dar aquele jeito na raiz que está com uma textura completamente diferente das pontas. 

Ou então o babyliss pode ser usado para dar mais curvatura às pontas, que vão ficar semelhantes à raiz – tudo vai depender da textura do seu cabelo e do estágio da transição.

O importante é fazer isso com sabedoria, porque modelar os fios com o calor da chapinha e secador pode ser prejudicial tanto para a saúde dos fios, quanto atrapalhar o processo da textura voltar ao normal.

E lembre-se sempre: o objetivo da transição capilar é aprender a conviver e a amar seu cabelo como ele é, sem amarras e sem pressões!

Aprenda a cuidar do novo cabelo

Mulher negra de pele clara, com cabelos cacheados castanhos. Ela está usando uma blusa combinando com seu brinco, em metal com detalhes em correntaria.
Procure testar finalizações e produtos diferentes para seu novo cabelo!

Cuidar de um cabelo que teve sua textura alterada pela química é muito diferente de cuidar de um cabelo natural, seja ele ondulado, cacheado ou crespo. 

É normal que você não saiba quais são os cuidados necessários, principalmente se alisou os fios por muito tempo. 

A primeira dica é: invista em um creme de pentear para testar finalizações! Esse pode ser seu start, para quando seu cabelo estiver 100% natural, você já tenha aprendido como cuidar e deixá-lo lindo.

E mais uma vez, vale a pena procurar um profissional especializado em cachos para te direcionar sobre as melhores dicas de finalização, se você deve ou não investir em toucas de cetim, e outros cuidados que podem fazer toda a diferença no processo, como o cronograma capilar.

Com o passar dos meses, a rotina de cuidados vai ficando mais fácil e natural, e quando você chegar ao fim da transição vai perceber que essa foi uma ótima escolha!

Consuma conteúdos inspiradores

As redes sociais e o YouTube são ótimos canais para consumir conteúdos relevantes sobre esse assunto. Existem milhares de pessoas que já passaram por esse processo e narram suas experiências em detalhes com muita sinceridade.

Esses conteúdos podem ser super motivadores para quem ainda não tomou a decisão ou então já iniciou o processo e anda meio desanimada – nós sabemos que esse processo nem sempre é fácil. Para isso, nada melhor do que histórias inspiradoras!

Quem sabe você também não se anima para compartilhar o seu processo com outras pessoas? Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais pessoas poderão se livrar dos padrões, vivendo uma vida única e livre.

Invista em autoconhecimento

Autoconhecimento é super importante para entender quais motivos te levam a pensar na transição capilar. Vale lembrar que muitas pessoas que alisam o cabelo estão bem assim e realmente não querem passar por essa mudança – e está tudo bem!

Tudo depende da sua vontade, e se no meio do processo você perceber que não faz seu estilo, não se sinta culpada por alisar o cabelo mais uma vez.

Afinal, o objetivo da transição capilar diz muito sobre liberdade e você deve escolhê-la por vontade própria e não porque alguém tentou te convencer ou por pressão social.

Investigue suas vontades, anseios e também entenda suas reais motivações para alisar os cabelos. Será que você não usa o cabelo natural porque realmente não gosta ou porque sempre ouviu por aí que deveria alisar? Fica aí a reflexão!

No fim das contas, a maioria dos relatos de quem já passou pela transição capilar são muito animadores e deixam claro que o processo pode ser difícil, mas vale muito a pena! 

E caso você queira passar o mais rápido possível pela transição, invista no Projeto Rapunzel, um cronograma capilar voltado para o crescimento acelerado do cabelo. Pode ajudar muito!

Se você gostou desse post e quer ficar por dentro de outros assuntos do universo da beleza, acompanhe o nosso blog para ler conteúdos exclusivos e inspiradores.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *