Tipos de depilação: conheça os principais!

A depilação existe há séculos, mas até hoje é um assunto que gera certa polêmica. Ao longo dessa história, surgiram diferentes tipos de depilação e diversas discussões sobre a relação de homens e mulheres com seus pelos.

A verdade é que cada pessoa tem o direito de decidir se depilar ou não. Temos famosas e influencers como Bruna Linzmeyer, Jéssica Ellen, Ellora Haonne e Miley Cyrus, e ícones como Madonna e Julia Roberts que já exibiram com orgulho seus pelos para provar isso.

Como em outras questões relacionadas à aparência, não existem regras universais, mas o que faz sentido e cabe na sua vida. Se você está no time das que preferem remover os pelos, venha conhecer os principais tipos de depilação e ótimas dicas para escolher o seu!

6 principais tipos de depilação e suas vantagens

Uma mulher de vestido segura um lenço para depilação com cera rosa espalhada sobre ele.
Existem diferentes tipos de depilação que podem se encaixar nos seus gostos e rotina.

Existem diferentes tipos de depilação disponíveis no mercado, mas você sabe qual a diferença entre eles, os prós, os contras e as indicações de cada um? A seguir, contamos tudo o que você precisa saber sobre os métodos queridinhos das brasileiras:

1. Depilação com lâmina

Dentre os tipos de depilação, a lâmina é, sem dúvidas, o mais simples. Ela corta os pelos rente à pele, deixando-a lisinha por fora, mas mantendo o comprimento e a raiz internos. 

A versatilidade da lâmina também é sem igual. Ela pode ser utilizada em todas as áreas, ainda que exija um cuidado maior para depilar regiões mais curvas e sensíveis.

Lembre-se de usá-la sempre sobre a pele umedecida com água ou creme hidratante, deslizá-la no sentido do crescimento dos pelos e descartá-la na frequência recomendada pelo fabricante, ok?

PrósContras
Economia.Essa depilação não dura mais que 2 ou 3 dias.
Técnica indolorA lâmina pode causar sensibilização em algumas peles.
Os pelos podem ficar aparentemente mais grossos ao voltarem a nascer, devido ao corte realizado no meio do fio.

2. Cera quente ou fria

A depilação com cera é uma das técnicas mais antigas e populares. A cera pode ser quente ou fria e o processo é mais indicado para regiões maiores e menos sensíveis do corpo, como pernas, tórax, costas e braços. 

No caso da cera quente, o calor dilata os poros e facilita a remoção dos pelos. Já a cera fria é mais higiênica e prática de aplicar.

PrósContras
Por arrancar os fios pela raiz, demora um pouco mais até que novos pelinhos voltem a aparecer.O processo é um tanto agressivo e dolorido, podendo estimular o escurecimento da pele ou o aparecimento de vasinhos.

3. Creme depilatório

O creme depilatório é mais um método indolor e que não remove os fios pela raiz. Diferente das lâminas, ele não os corta, mas os enfraquece e rompe por meio dos elementos químicos contidos em sua fórmula. 

Ele é uma ótima opção para regiões pequenas e sensíveis, com pelos fininhos e curtos, e que não costumam se dar bem com fricções ou puxões a curto ou longo prazo. O exemplo perfeito é o buço! 

PrósContras
Não dói, é prático, rápido e eficiente.O retorno dos pelos pode ser rápido.
Ideal para quando você precisa de uma depilação de última hora, mas não quer ou não pode usar a lâmina.O creme pode gerar irritações e/ou alergias, sendo essencial testá-lo em um pedacinho da pele antes de aplicá-lo de vez e em regiões maiores.

4. Depilação com pinça

Uma mulher retirando os pelos da sobrancelha de outra mulher com a ajuda de uma pinça.
A depilação com pinça é uma outra técnica muito comum e fácil de ser aplicada.

A pinça é a favorita para remover os pelos da sobrancelha, do queixo, da barriga e outras regiões pequenas ou que têm apenas alguns fios indesejados. Afinal, ela traz a possibilidade e a precisão da remoção fio a fio.

PrósContras
Remove os pelos pela raiz um a um, garantindo um crescimento mais lento e mais controle no processo.A dor e a demora podem ser significativas, além do risco da pinça beliscar a pele e gerar pequenas lesões

5. Fotodepilação

A fotodepilação é um tipo de depilação semipermanente. Ela garante períodos maiores sem pelos, mas eles podem, sim, voltar a crescer.

Ela é feita com aparelhos de luz intensa pulsada (LIP), que penetra nos fios e os reduz e remove gradualmente. Por conta desse funcionamento, a fotodepilação é mais eficiente na remoção de pelos escuros em peles claras.

PrósContras
O método não é invasivo ou agressivo.Não funciona para todas as peles.
A durabilidade faz com que o custo-benefício da fotodepilação seja bem alto.Pode levar algumas sessões para entregar um visual livre de pelos.

7. Depilação a laser

A depilação a laser é a opção mais moderna e eficiente para quem quer se livrar dos pelos por mais tempo. Ela é considerada definitiva por atingir o fio em sua raiz e bloquear o crescimento de 80% dos pelos, durando por até 5 anos.

Seu funcionamento é mais ou menos parecido com o da fotodepilação, mas o comprimento de onda utilizado é maior, portanto é mais eficiente para remover os fios. Quanto mais grosso e escuro for o pelo, e mais clara for a pele, maior será o poder de ação do laser.

PrósContras
A eficácia e durabilidade do laser são tudo de bom.O investimento da depilação a laser é bem mais alto.
As sessões costumam ser rápidas.Algumas regiões podem ser mais chatinhas em termos de dor.
Você não precisa esperar os pelos atingirem um comprimento mínimo para fazer uma nova sessão, como na depilação com cera, por exemplo.Depois de alguns anos, os pelos podem dar as caras de novo, ainda que de forma bem mais reduzida e pontual.

Deu para ter uma visão mais completa dos tipos de depilação e entender os detalhes de cada método? Além dessas técnicas, ainda existem outras como a depilação com linha, depiladores elétricos e por aí vai.

Independentemente da sua escolha, o mais importante é que ela funcione para você e te ofereça o resultado que você espera. Vale até combinar métodos diferentes dependendo da região e do seu humor!

Depilar ou não depilar? Eis a questão…

Mulher sentada em uma cama com os braços levantados e apoiados sobre a cabeça mostrando os pelos da região da axila.
Assim como tantas outras questões corporais, a depilação é uma escolha.

Decidir sobre se depilar ou não é uma pergunta que vem antes de “quais tipos de depilação você vai utilizar?”. Se você ainda está tentando achar a sua resposta, esses fatos vão te ajudar a pensar e decidir sobre o destino dos seus pelos!

Os pelos têm, sim, sua função

E não é só uma, viu? São várias! Eles filtram impurezas, bactérias, vírus e microrganismos indesejados. Também protegem a pele contra cortes, picadas, queimaduras, do sol e do frio. Além disso, regulam nossa temperatura corporal e facilitam a secreção de suor, sebo e feromônios.

Em algumas regiões específicas, eles também têm funções extras. No ouvido, por exemplo, eles lubrificam o canal auditivo. Já as sobrancelhas impedem o suor de cair nos olhos. E os pelos pubianos mantêm a região íntima limpa e previnem infecções e atritos.

Ou seja, manter os seus pelos pode ajudar o seu corpo a continuar cumprindo diversos processos naturais dele e te manter protegida e saudável!

Depilação não é sinônimo de higiene!

Outra coisa que é importante esclarecermos é que a depilação não é garantia de higiene e que os pelos não acumulam mais sujeira ou são um sinal de desleixo. 

Higiene tem a ver com limpeza e é completamente possível ter um corpo sem pelos e, ainda assim, mal higienizado. Se depilar é muito mais uma questão estética e de gosto pessoal!

As decisões sobre o seu corpo são só suas

A depilação pode ser um assunto polêmico, mas não precisa ser se entendermos que ela é uma escolha, não uma obrigação ou necessidade biológica. 

Assim como só você tem o direito de decidir qual corte de cabelo fazer ou quais roupas usar, a depilação também é uma decisão individual.

Mesmo que você esteja sempre cercada de padrões estéticos, tendências e opiniões alheias, a escolha sobre remover seus pelos é só sua. É aquela frase já batida, mas que nunca perde o sentido: “seu corpo, suas regras”!

E por falar nisso, que tal continuar pensando sobre o seu corpo e suas escolhas, e aprender como calcular seu período fértil ou descobrir todos os benefícios e passos da masturbação

Em nosso blog, você confere esses e diversos outros conteúdos sobre bem-estar, saúde e sexualidade. Já no nosso site, você encontra lingeries perfeitas para emoldurar e celebrar a sua liberdade ‒ seja ela com ou sem pelos!

Leave a comment

Your email address will not be published.