16 dicas de autocuidado para incluir no seu dia a dia

Adotar uma rotina de skincare e de cuidados pessoais tem se tornado cada vez mais comum, ainda mais após o início da pandemia. Não é à toa que quem começou a olhar mais para si, parou para buscar maneiras de melhorar sua qualidade de vida.  

Quem busca pelo autocuidado, entende que ele vai muito além do skincare. Essa deve ser uma prática diária, com momentos relaxantes que deixam a vida mais leve e tranquila nos aspectos emocionais e físicos. 

Se você é adepta do self love, vai gostar de algumas dicas de autocuidado especiais que separamos. Vamos lá?

Afinal, o que é autocuidado?

Resumindo de forma bem clara: autocuidado é aquele momento de carinho que você faz em si mesma! 

O foco dessa prática é preservar seu bem-estar e sua saúde. Ela acontece quando você tem mais autonomia sobre as suas escolhas e com a sua própria saúde.

Você pode ter um momento de autocuidado sozinha ou contar com a ajuda de algum profissional. O importante é manter uma rotina centrada em cuidados com você mesma.

É importante lembrar que seguir algumas dicas de autocuidado não significa ser egoísta e não pensar nos outros, tá bom? Muito pelo contrário: estar bem com você mesma te deixa ainda mais preparada para cuidar do outro quando for necessário.

Vantagens de praticar o autocuidado todos os dias

Alt text: Mulher sentada com as pernas cruzadas usando top, calça e meias rosas em um fundo rosa meditando que é uma das dicas de autocuidado.
A prática do autocuidado leva ao autoconhecimento e melhora o seu bem-estar, sabia? 

Poder praticar o autocuidado diariamente, ou em quase todos os dias da semana, vai abrir seus horizontes. Com esse hábito, você prioriza e descobre coisas novas e incríveis sobre si

Através do autocuidado, é possível entender como melhorar aspectos importantes da sua vida, como:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento e do que é bom para você;
  • Controle do estresse e da ansiedade;
  • Melhoria da sua autoestima e autoconfiança;
  • Estímulo aos momentos criativos e de produtividade;
  • Atenção especial à saúde do seu corpo.

Sete dicas de autocuidado para seu corpo

Mãe e filha abraçadas e rindo enquanto a mãe faz yoga no tapete da sala, colocando em prática uma das dicas de autocuidado.
O autocuidado começa pelo cuidado com o próprio corpo.

Podemos definir o que é autocuidado em dois momentos mais gerais, com um olhar mais interno para si: o momento do corpo e o da mente

O autocuidado com seu corpo envolve atividades que o deixam nutrido, ativo e pronto para encarar os desafios da rotina, mantendo sua saúde mental e física. 

Com algumas dicas de autocuidado bem simples, você consegue aproveitar os benefícios dessa prática. Separamos algumas:

1. Mantenha uma boa rotina de sono

Sabe aquela série que dá vontade de continuar maratonando mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte? Então, às vezes, ela pode acabar sendo uma vilã.

Ter uma noite de sono tranquila e restauradora é importante para descansar o seu corpo. É durante esse período que seu metabolismo processa hormônios fundamentais para o seu dia ser tranquilo. Por isso, manter um horário regular para ir dormir também é uma prática de autocuidado.

2. Preste atenção na sua alimentação

Para o seu corpo se sentir ativo, é fundamental manter uma alimentação balanceada. Incluir frutas, legumes e verduras nas suas refeições do dia a dia, por exemplo, é indispensável

São eles que vão nutrir o seu corpo e te dar a energia necessária para seguir qualquer outro passo de autocuidado. Então, preste muita atenção nesse ponto, viu?

3. Pratique exercícios

Você sabia que não precisa fazer exercícios todos os dias para alcançar o bem-estar e a melhora no metabolismo que a prática oferece? Apenas 30 minutinhos, durante três vezes na semana, já garantem esses benefícios

Porém, depois que você encontrar um esporte que te faz bem, a endorfina vai te contagiar e você vai querer mais. Fica a dica, viu?

4. Tenha uma rotina de skincare

Uma mulher de cabelos presos e faixa rosa na cabeça fazendo skincare, uma das dicas de autocuidado, em frente a um espelho de um banheiro.
O skincare é uma das dicas mais conhecidas e famosas de autocuidado.

Sim, uma das mais famosas dicas de autocuidado também faz parte de um momento de carinho com você mesma! 

Existem diversos truques disponíveis na internet, mas antes de sair comprando todos os produtos para fazer skincare, ou testar alimentos na sua pele, consulte um dermatologista!

Lembre-se também de sempre buscar produtos que fazem sentido com a sua pele e idade. Usar o cosmético errado pode causar manchas e apresentar o efeito oposto do desejado. 

5. Controle seu estresse

Controlar os níveis de estresse faz muita diferença em uma rotina de autocuidado eficaz. Com tantos estímulos nos chamando a atenção, fica cada vez mais difícil desligar nossa mente e relaxar

A dica aqui é manter uma dieta rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, além de ter uma rotina de exercícios físicos e boas noites de sono. Juntos, eles podem te ajudar a controlar o estresse e ter uma qualidade de vida melhor.

6. Vá a consultas médicas periodicamente

Um check-up geral para ver como está a saúde do seu corpo também é um momento de autocuidado muito importante. Consulte um médico para realizar exames e, se necessário, começar a traçar estratégias para melhorar a sua saúde.

7. Inclua a massagem na sua rotina

Sabe aquele carinho que deixa tudo mais leve? Uma automassagem de apenas alguns minutos tem o poder de deixar o seu dia muito melhor! 

Capriche nos movimentos e dê uma atenção especial para áreas do corpo mais tensas, ou que estão doloridas. E usar um creme hidratante bem cheiroso vai deixar o momento ainda mais especial.

Dicas de autocuidado para sua mente

Corpo e mente andam juntos, certo? Por isso, as dicas de autocuidado devem ser pensadas para a harmonia entre esses dois elementos tão importantes para sua vida. 

Agora que você já sabe como cuidar do seu corpo no dia a dia, confira algumas dicas de autocuidado para a sua mente:

1. Faça terapia

Conversar sobre seus sentimentos e se conhecer é uma das maneiras mais importantes de colocar o autocuidado em prática

Com a ajuda de um profissional, você pode se entender melhor, resolver conflitos e melhorar sua qualidade de vida. Pode apostar que você vai sair diferente das sessões de terapia, viu?

2. Estipule pausas no trabalho

Nossa mente precisa de momentos de tranquilidade para funcionar melhor. Então, durante o trabalho, procure fazer pequenas pausas enquanto toma um café, converse com um colega ou aproveite para tomar um sol na janela.

Esses poucos minutos de intervalo são capazes até mesmo de aumentar a sua concentração logo após a pausa. Assim, você fica ainda mais produtiva, focada e mais relaxada. 

3. Crie o hábito de leitura para exercitar a mente

Mulher deitada sobre uma roupa de cama azul lendo um livro que é uma das dicas de autocuidado.
A leitura é outra forma de exercitar a mente e também o autocuidado.

Pode não parecer, mas estimular a sua mente com leituras também é uma forma de autocuidado, sabia? Isso porque esse hábito é capaz de aumentar a sua criatividade e disposição, deixando a sua mente ainda mais saudável.

4. Tenha uma rede de apoio

O autocuidado da mente também envolve manter uma vida social ativa e ter uma rede de apoio próxima. Então, vale ligar para um amigo, marcar um jantar em família ou sair para dançar e experimentar coisas novas. 

Conhecer novas pessoas em projetos de voluntariado, participar de grupos com assuntos que te interessam e aceitar convites para sair também é uma ótima forma de cuidar de você mesma.

5. Pratique a gratidão diariamente

Um pequeno gesto, nem sempre lembrado na correria do dia a dia, é a gratidão. Lembrar-se do que você construiu e agradecer aumenta a sensação de bem-estar

Com isso, você não se apega tanto aos problemas e, consequentemente, seu nível de estresse reduz. Então, esse gesto simples é uma ótima forma de cuidar da sua mente. 

6. Exerça sua espiritualidade

Seja qual for a sua fé, busque manter uma rotina de conexão com a sua espiritualidade e com o que você acredita. É assim que você vai se conectar com sentimentos positivos que nutrem a sua mente e a sua alma

É possível exercer a sua espiritualidade através da meditação, oração ou até mesmo estando em contato com a natureza. Aqui, você é quem decide a melhor forma, combinado?

7. Saiba dizer “não”

Dizer “não” nem sempre é o caminho mais fácil, mas é necessário e é um ato de autocuidado muito poderoso. Quando você se sentir cansada ou apenas sem vontade de fazer algo, permita-se negar o que foi pedido. Lembre-se de aceitar apenas quando achar que faz sentido para você, viu?

8. Escreva seus sentimentos 

Pode ser em um diário, ou apenas um bloco de notas no seu celular. Refletir e desabafar sobre o que você está sentindo por escrito é uma das dicas de autocuidado mais poderosas para aliviar sua mente. 

Mão de uma mulher usando anéis dourados e esmalte preto escrevendo em um caderno com uma caneta.
Escrever pode ser um mecanismo para expressar sentimentos e entender melhor o que se passa.

9. Reconheça seus desejos e invista em você mesma

Uma outra maneira de manifestar o autocuidado, é reconhecer os desejos da sua mente e investir no que realmente te faz bem. Um agrado para si, como fazer uma viagem, ir a um SPA, comprar peças de roupas que combinam com você, etc., com certeza vai te ajudar a aliviar a mente.

Para isso, pode contar com a nossa ajuda. No site da Loungerie, você encontra diversos produtos que foram pensados para você se sentir linda e bem com o seu próprio corpo, como as peças da campanha Deixa que Digam, lingeries incríveis e acessórios!

Você não precisa seguir todas as dicas de autocuidado para já aproveitar os benefícios que essa prática traz para a sua vida. O importante é escolher as que fazem sentido para você e começar! Quer ainda mais dicas para melhorar o seu bem-estar? Acesse outros conteúdos disponíveis em nosso blog!

Leave a comment

Your email address will not be published.