Estilo minimalista: entenda tudo sobre esse conceito

Nos últimos anos, o minimalismo se tornou um tópico recorrente em várias conversas. Mas o que será que isso significa? Como ele pode te ajudar a ter uma vida mais leve? O que exatamente é o minimalismo, pensando em moda e estilo?

Continue com a gente para entender o que é, quais seus benefícios, os mitos que o cercam e vários outros pontos importantes sobre esse assunto!

O que é minimalismo?

O minimalismo é um conceito, uma ferramenta e um estilo de vida. É uma proposta que visa remover os excessos e focar no que é realmente necessário. 

Esse movimento nasceu como reflexo do consumo desenfreado e seus mecanismos que nos impulsionam a comprar cada vez mais, seja produtos físicos ou digitais. 

Quando falamos em “comprar”, também precisamos nos atentar a itens que não pagamos com dinheiro, mas que estamos consumindo. As redes sociais e o excesso de informação que existem nelas, por exemplo, podem ser considerados itens de consumo, já que passamos boa parte do tempo com o celular na mão. 

Resumindo, o minimalismo visa fazer uma limpeza em tudo que está sobrando.

Benefícios do estilo de vida minimalista

Com estética minimalista, se observa um cômodo com paredes brancas e três pequenos quadros de paisagens, uma mesa com um monitor, teclado e mouse brancos, uma garrafa de água transparente e um pequeno vaso branco com plantas.
Entenda algumas vantagens desse movimento.

Essa é uma prática que vem fazendo bastante sucesso e que, certamente, acompanha muitos benefícios. Vamos ver alguns deles?

Felicidade

O minimalismo leva à simplicidade quando você entende que precisa de muito pouco para ser feliz. Comprar coisas que não precisamos pode ser uma tentativa de tapar buracos causados por outros motivos, como os emocionais.

Esse é um caminho difícil de entender e de aceitar, mas depois que você se acostuma com a caminhada do minimalismo, a felicidade é um destino certo. Perceber que a alegria não está nas coisas materiais é incrível!

Economia

Essa consequência pode parecer bastante óbvia, mas é importante se atentar a ela por ser um grande benefício. Sabe aquela sensação de olhar a fatura do cartão de crédito no fim do mês e perceber que a maioria das suas compras foram supérfluas?

Quando você conhece melhor seu estilo, seu corpo e as necessidades do seu guarda-roupas, acaba fazendo apostas mais assertivas e conscientes. Assim você evita excessos e pode investir em experiências inesquecíveis gastando apenas o necessário.

Espaço para novas coisas

É claro que a ideia do minimalismo não é desapegar do excesso de objetos e substituir todos eles por itens novos. Quando falamos em abrir espaço para novas coisas, é sobre analisar quais itens e experiências realmente podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Vamos te dar um exemplo para ficar mais fácil de entender: guardar centenas de livros ocupa muito espaço e tudo que os envolve também faz você perder tempo. Guardá-los, limpá-los, organizá-los… 

Sabemos que muitas vezes o apego emocional fala mais alto, mas lembre-se que as memórias estarão sempre dentro de você. Quando você se desfaz de uma coleção de livros e compra um Kindle, por exemplo, sua vida fica mais fácil, mais prática e mais organizada — e o hábito da leitura continuará o mesmo.

Qualidade em vez da quantidade

Quando você se dá conta do que realmente é necessário no seu dia a dia e no seu guarda-roupa, passa a valorizar a qualidade em vez da quantidade. 

Se a sua mentalidade entende que você precisa de cem sutiãs brancos idênticos para viver, dificilmente você comprará cem sutiãs brancos de qualidade — até porque isso pode custar muito dinheiro. 

A Loungerie te ajuda na missão para escolher o sutiã perfeito – em vez de comprar vários sem saber sua numeração exata, que não encaixam no seu corpo e não são confortáveis, nós te ajudamos a alcançar a excelência!

Com o minimalismo, aos poucos você vai compreendendo que ter apenas alguns sutiãs brancos é o bastante. Então, investir em peças com mais qualidade e conforto faz muito sentido, já que você irá usá-la por muito tempo e em diversas ocasiões.

Isso nos traz uma nova visão sobre o descarte, a valorização de marcas e iniciativas que prezam por qualidade. Também passamos a pensar nos impactos do consumo consciente em nosso planeta.

Desapego

Aqui, não estamos falando apenas do desapego de bens materiais, estamos falando da mentalidade do desapego. Você já sabe que o minimalismo não é apenas sobre objetos, é sobre tudo que existe em excesso na sua vida e que pode desapegar.

Esse estilo de vida vai te mostrar que você não precisa beber uma garrafa inteira de vinho para se sentir bem ou ter dezenas de amigos para se sentir acolhida. E essas são provas de desapego!

Mitos sobre o minimalismo

Alt text: Uma sala minimalista com paredes e janela brancas, com um banco com pernas de madeira e assento branco, um vaso branco em um suporte de madeira e uma escada aberta, também de madeira.
Nem tudo é o que dizem por aí.

Como todo conceito que começa a ganhar popularidade, o minimalismo também é cercado de mitos que surgem por interpretações equivocadas da prática. Selecionamos alguns deles para você passar longe e não absorver informações incorretas:

“Minimalistas não compram coisas novas”

Esse é o principal mito sobre os minimalistas. Na verdade, quem escolhe viver o estilo de vida minimalista acaba comprando menos porque só compra o que entende como necessário.

O consumo passa a ser consciente, ou seja, não é mais impulsivo e não planejado. O minimalista, por exemplo, não vai comprar um novo tênis de corrida se ele já tem um que ainda cumpre sua função. Porém, quando esse tênis já estiver com a sola gasta, ele com certeza comprará um novo.

Mas você também pode ter diferentes opções de roupas, acessórios e lingeries, pois sabemos que o uso para essas peças depende do ambiente e da ocasião. Você pode ter lingeries para o dia a dia, assim como um date ou evento exige algo mais sexy, ou fun

“Minimalistas não são ambiciosos”

O mito de que as pessoas que adotam o estilo de vida minimalista não têm ambição também é muito popular. Isso acontece porque o ideal de ambição está muito ligado a ter muito dinheiro e poder comprar muitas coisas

Se o minimalista não precisa comprar muitas coisas, automaticamente sua ambição será diferente. Vale lembrar que quem adota o minimalismo valoriza outros tipos de consumo e experiência, e tudo isso também tem um valor.

“Minimalistas não gostam de cores e estampas”

O minimalismo está muito associado a cores neutras, padrões lisos e texturas planas, o que nem sempre é a realidade. 

É óbvio que tudo isso ajuda a vida do minimalista, já que ele perde menos tempo tentando fazer combinações, mas está tudo bem se você prefere uma vibe mais colorida e quer aplicar conceitos do minimalismo no seu dia a dia.

O segredo desse estilo de vida está na plena consciência de suas escolhas. Então, não tem problema comprar uma bolsa rosa se isso faz parte do seu estilo e você se sente bem assim.

Estilo minimalista na moda

Mulher branca, de cabelo preto liso, usando roupas no estilo minimalista: blazer branco, calça branca, top branco, salto e bolsa brancos, e óculos escuros pretos.
Veja como aplicar isso nas suas roupas do dia a dia. (Foto: Reprodução/Pinterest/Bárbara Tramontin)

A moda é uma indústria alimentada pelo consumo. Como você já viu acima, quem segue o estilo de vida minimalista continua comprando, mas passa a fazer isso de uma forma diferente.

Como essas pessoas dão mais valor a experiências, elas pensam nisso quando decidem comprar um produto. 

Se uma mulher que segue o estilo de vida minimalista vai ter um encontro com uma pessoa especial, ela pode comprar uma lingerie especial. Com a coleção Première Signature, por exemplo, você pode ter o básico sem deixar a beleza de lado para que cada momento seja ainda mais incrível!

Isso também acontece com as roupas e acessórios do dia a dia. Se o seu guarda-roupa for pensado para que você escolha suas roupas com rapidez e sabedoria, você terá mais tempo para tomar um café da manhã com calma e não se atrasar.

É claro que você não precisa abandonar o seu estilo para seguir alguns conceitos do minimalismo, mas existem alguns truques para te ajudar a apostar em uma vida mais minimalista sem deixar de lado sua personalidade e seu modo de se vestir.

Guarda-roupa cápsula

Uma mulher branca loira, usando body de renda preto e um conjunto de alfaiataria branco.
Ter um guarda-roupa cápsula pode ser uma ótima ideia! (Foto: Reprodução/Pinterest)

Você já ouviu falar em guarda-roupa cápsula? Esse é um conceito da moda que surgiu há alguns anos e faz muito sentido para quem se interessa pelo estilo de vida minimalista.

Montar um guarda-roupa cápsula significa ter peças-chave que combinam entre si e também com outras peças de roupa que você tem no armário. Isso te ajuda a fazer escolhas mais rápidas e conscientes.

Não existe ao certo um número ideal de peças para um armário cápsula, mas vale a pena pensar em itens que podem transitar em diversas estações, ocasiões e, claro, que se adequam ao seu estilo.

Anota aí algumas peças importantes em um guarda-roupa cápsula:

  • Lingeries confortáveis (adequadas aos modelos de roupa que você usa)
  • Calça jeans (na modelagem que você mais gosta);
  • Calça de alfaiataria;
  • Mini saia ou saia midi;
  • Shorts jeans;
  • Shorts de alfaiataria;
  • Algumas camisetas lisas;
  • Body;
  • Camisa;
  • Jaqueta jeans;
  • Blazer;
  • Parka;
  • Vestido midi (em uma modelagem curinga)
  • Macacão.

Todos esses itens podem ser adaptados de acordo com o seu estilo. Se você não curte muito a estética do blazer, por exemplo, aposte em algo mais oversized, com uma modelagem descolada.

As cores dessas peças devem ser neutras, já que isso aumenta as possibilidades de combinações. Invista em preto, branco, bege, off white, nude… Todos esses tons podem ser coordenados com diversos outros!

O estilo de vida minimalista pode ser a porta de entrada para uma vida mais leve e feliz! Que tal experimentar?

Inscreva-se na nossa newsletter para continuar acompanhando nossos conteúdos. É só colocar seu e-mail na caixa aqui embaixo! Estamos sempre de olho nas últimas novidades sobre moda, beleza, lifestyle e comportamento.

Acompanhe também o nosso blog e aprenda a montar looks monocromáticos para já aderir ao estilo minimalista!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *