Tipos de unha: conheça os formatos e técnicas

Para muitas mulheres, cuidar das unhas tem quase o mesmo efeito que tomar uma pílula de autoestima, não é mesmo? E esse é um daqueles assuntos super vastos. Existem vários tipos de unhas, sejam elas naturais ou não, que requerem uma atenção especial.

Para você se inspirar e deixar suas unhas ainda mais lindas, preparamos um guia completo com os principais formatos. Também listamos os tipos de alongamento mais conhecidos para quem quer ter unhas compridas, mas não alcançam esse efeito naturalmente. Vem ver!

Formatos de unha

O formato da unha é algo tão particular que muitas vezes chega a definir a personalidade de uma pessoa. Selecionamos os principais para você conhecer e entender as particularidades de cada um deles:

Redonda

Mão branca com tipo de unha redonda com esmalte preto e o anelar nude com desenho de planta.
Esse é um dos formatos mais conhecidos.

A unha arredondada é um dos formatos favoritos da mulherada. Ela é fácil de manter, delicada e super versátil.

Como esse tipo de unha é lixada para que não fique nenhum canto quadrado, ela quebra e lasca menos, o que pode ser perfeito para quem desempenha muitas tarefas manuais.

Amendoada

Mão branca com tipo de unha amendoada com esmalte preto. Nos dedos anelar e mínimo, há esmalte preto pintado na transversal com folhas de ouro.
Um formato elegante e super lindo. (Foto: Reprodução/Pinterest/Beautiful Dawn)

Também chamada de unha almond, a unha amendoada é parecida com a redonda, mas sua ponta é mais afinada. O nome veio da amêndoa, que tem um formato bem parecido com esse tipo de unha.

Se você quer que seus dedos pareçam mais longos, esse é um formato super indicado. As pontinhas mais estreitas dão essa impressão e a mão fica linda!

Quadrada

Mão branca com unhas quadradas pintadas de rosa-claro e detalhes geométricos em amarelo.
Quem não ama as unhas quadradas? (Foto: Reprodução/Pinterest/Ideas Donuts)

O formato quadrado também é super popular e moderno. Como os cantos formam um ângulo reto, esse tipo de unha fica mais suscetível a quebrar e lascar.

Se seus dedos são muito longos e você quer que eles pareçam menores, o formato quadrado é a escolha ideal. 

Bailarina

Uma mão branca com unha bailarina e esmalte rosa nude segurando um volante.
Esse é um formato mais romântico. (Foto: Reprodução/Pinterest/Beautiful Dawn)

Esse formato é super elegante e delicado. As unhas bailarina lembram o formato quadrado, mas os dois cantos são lixados levemente para que elas não fiquem totalmente retas.

O formato lembra um funil, já que a ponta fica reta, mas as laterais são um pouco afuniladas. Como o ângulo formado não é de 90º, elas ficam mais resistentes à quebra, então é uma ótima alternativa para quem gosta da unha quadrada, mas precisa de mais resistência.

Stiletto

Mãos brancas com unhas stiletto pintadas de azul e o anelar misturado brilhos, nude e azul, e a unha mínima pintada com os mesmos brilhos.
Gosta de ousar? Esse é o seu formato! (Foto: Reprodução/Pinterest/Wattpad)

A palavra stiletto remete ao salto alto fino, já que esse formato de unha realmente lembra isso. Esse tipo de unha é para quem gosta de ousar e não tem medo de apostar no que é mais arrojado.

Geralmente, quem opta pelo formato stiletto tem as unhas compridas. Elas são triangulares e pontiagudas, então é preciso ter cuidado para não se arranhar e arranhar outras pessoas.

Existem ainda outros formatos menos conhecidos, como a unha batom, que é mais longa de um lado do que do outro. Também temos a pico de montanha, que lembra a stiletto, mas tem a ponta menos pontiaguda. A criatividade não tem limites e sempre surgem novos formatos!

Principais tipos de alongamento 

O procedimento de alongamento de unhas aparece na imagem. Nela, as mãos de uma mulher branca usando luvas pretas estão segurando a mão da cliente e alongando a unha média com esmalte vermelho.
Conheça as principais técnicas de alongamento.

Para quem não consegue ter unhas compridas e fortes, o alongamento pode ser uma opção super interessante. Se você costuma roer as unhas e quer que elas cresçam, apostar no alongamento também é uma boa ideia.

Com o tempo e a popularização, várias novas técnicas de alongamento foram surgindo para acompanhar esse universo da beleza que é cheio de novidades. Vem que nós vamos te apresentar os principais tipos: 

Fibra de vidro

Essa técnica tem ganhado o coração de quem gosta de ter unhas compridas e sempre esmaltadas. A fibra de vidro dá um efeito super natural e também tem uma durabilidade interessante para quem quer manter as unhas esmaltadas por mais tempo.

O passo a passo é um pouco demorado e complicado, mas quem conhece recomenda mesmo assim. Primeiramente, é preciso remover as cutículas e polir as unhas para remover a oleosidade natural, já que isso pode atrapalhar na fixação das fibras.

Depois, aplica-se um primer e um gel que vai à cabine UV para secar. Em seguida, o profissional deve passar uma outra camada de gel e grudar os fios da fibra de vidro nesse gel ainda molhado. 

Logo após a aplicação dos fios de fibra de vidro, a mão é colocada na cabine de luz UV durante alguns minutinhos para que as unhas sequem completamente. Depois desse passo, já é possível começar a visualizar como as unhas estão ficando.

Os passos finais, que envolvem mais algumas camadas de gel, são responsáveis por deixar as unhas mais naturais, tanto na espessura como na curvatura. É um processo longo, que exige bastante paciência, mas cada minuto vale a pena! 

Gel

De uns anos pra cá, as unhas de gel explodiram e toda essa fama não é por acaso. Elas são feitas com um gel que precisa secar em uma cabine de luz UV, uma espécie de “forninho”, mas fica tranquila que não esquenta!

Funciona assim: a manicure precisa polir e higienizar as unhas naturais para que elas recebam a tip, que é a parte extensora, como se fosse uma unha postiça. As tips são coladas com uma cola especial.

As tips geralmente são bem compridas, então é preciso cortá-las no tamanho desejado depois de coladas. Em seguida, as unhas são polidas e lixadas no formato desejado. Agora é a hora de aplicar o gel com um pincel bem fino e, depois, colocar a mão dentro da cabine de luz UV por alguns minutos, até que o gel esteja seco.

O processo ainda exige mais algumas finalizações, como outra camada de gel e o top coat, mas em pouco tempo ela estará pronta para receber o esmalte da cor que você mais gosta. As unhas em gel duram de duas a três semanas.

Unhas postiças

A unha postiça é o tipo de alongamento mais antigo e que, ainda hoje, faz bastante sucesso. Ela já vem esmaltada e você pode encontrar opções em diversas cores e com vários estilos de nail art.

Para aplicar as unhas postiças, basta colá-las à sua unha natural e pronto! Lembre-se de fazer isso com uma cola apropriada para não colocar a saúde de suas unhas e da sua pele em risco.

Se você está se perguntando qual a melhor técnica, precisamos te falar que depende de vários fatores, como seus gostos pessoais, sua rotina, quais atividades manuais você desempenha, qual seu orçamento… São muitos pontos para analisar.

Nossa dica de ouro é conversar com uma manicure de confiança para que ela indique a técnica mais adequada ao seu perfil.  

E para as vaidosas de plantão, que tal dar uma olhada nessas dicas sobre penteados fáceis para fazer em menos de dez minutos e arrasar depois das unhas feitas?

E aí, o que achou de conhecer mais sobre os formatos de unha e os diferentes tipos de alongamento? Fique sempre de olho aqui no nosso blog para não perder as novidades do universo da beleza.

Assine também a nossa newsletter, assim você recebe nossos conteúdos em primeira mão na sua caixa de entrada. É só colocar seu e-mail aqui embaixo!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *